Como dissemos no texto que aborda os 15 anos da USINA3/, desde que a empresa foi fundada em 2002, vimos o uso de tecnologias digitais transformar sensivelmente a vida das pessoas. Entre estas transformações, a forma como passamos a ouvir música é sem dúvida uma das mais marcantes.

Foi neste período que os suportes físicos como vinil, K7 e CD saíram de cena e os formatos digitais se popularizaram. Na internet, as pessoas passaram a descobrir, ouvir e compartilhar obras de artistas de todo o planeta em comunidades e serviços especializados, sem ter que sair de casa ou comprar álbuns inteiros.

Neste processo disruptivo, a indústria teve que se adaptar as novas formas de distribuir, comercializar e divulgar a produção fonográfica. Enquanto algumas empresas quebraram por dificuldades de absorver as transformações impostas pelas novas tecnologias, outras surgiram para atender as expectativas do público cada vez mais receptivo a plataformas digitais.

A portabilidade foi um fator importante para esta revolução na indústria da música. O lançamento do iPod foi o evento que marcou o início da explosão do entretenimento digital. Do download mp3 até o streaming, embalados pela popularização dos smartphones, serviços como iTunes, Youtube, Rdio, Deezer, Apple Music, e Spotify conquistaram a preferência do público que passou a ouvir o que quer, em qualquer momento, em qualquer lugar.

E se você gosta de música, também vai curtir as nossas playlists. Usando os recursos sociais do Spotify vamos compartilhar aqui as músicas que nos inspiram. Inaugurando a sequência, nossa primeira seleção apresenta exceções de jazz moderno que embalaram, na intimidade dos nossos fones de ouvido, o processo de produção do novo website da USINA3/.

Ouça USINA3/ playlis#01 JAZZ MODERNO
spotify:user:12160532482:playlist:0I5A43Gd2OkGPEMyZp46KA

Fique ligado, pois outras playlists estão por vir, com a curadoria da nossa equipe e também de amigos, clientes e parceiros.

Aumente o som e aproveite!