O gigante varejista online Amazon prepara-se para atuar no modelo de lojas físicas. Bem diferente do supermercado como o conhecemos, no Amazon Go o cliente vai aproximar o smartphone de um sensor ao entrar na loja, em seguida colocar tudo o que precisa na sacola e ir embora. Simples assim! Sem fila, sem caixa… A fatura chega depois, através do sistema online de cobrança da empresa.

O Amazon Go usa tecnologias semelhantes as embarcadas nos carros autônomos, como sensores, visão computacional e inteligência artificial, para monitorar o comportamento do cliente na loja e identificar quem está comprando, o que está comprando, se desistiu de levar algum item e devolveu para a prateleira, entre outras coisas.

A iniciativa da Amazon reflete o reconhecimento da empresa de que nem tudo pode ser vendido através do modelo de comércio eletrônico. Uma ampla rede neste formato (eles pretendem abrir 2 mil lojas), no entanto, pode representar uma grande ameaça para os modelos tradicionais de supermercados.

A loja teste está funcionando em Seattle, nos EUA, exclusivamente para funcionários da empresa. Assista ao vídeo a seguir e veja como a Amazon está se preparando para transformar, de novo, o jeito como fazemos compras.