Qualquer marca tem interesse em conquistar um rápido aumento na audiência. Isso é certo! Esse caminho, hoje, passa obrigatoriamente pelo omnichannel, ou seja, o uso simultâneo de todos os canais de compra disponíveis. Trata-se de uma necessidade do mercado para se adaptar ao atual comportamento do público consumidor.

Vamos entender melhor essa nova realidade?

O omnichannel abrange todos os tipos de interações e relacionamentos possíveis entre cliente e varejista. Estamos falando tanto de canais de venda off-line quanto online, englobando redes sociais, chatbots, aplicativos de mensagens e todas as outras opções que estão fazendo a cabeça do público hoje em dia. Nesse contexto, o mercado varejista está vivendo uma revolução onde, quem estiver presente em todos os canais, converterá maior número de vendas.

Os números confirmam a tendência do omnichannel

Números indicam que o objetivo do mercado varejista hoje é provocar a interação entre vendedores e consumidores, engajando e contagiando o público. Uma pesquisa realizada em 2016 pela agência We Are Social, revela que o brasileiro gasta mais de nove horas por dia na internet, posicionando-nos em terceiro lugar entre os países mais conectados mundialmente. Diante dessa nova realidade, uma das grandes sacadas do mercado é conhecer a avaliação do cliente sobre suas experiências online/off-line para, a partir daí, direcionar as próximas decisões e processos de inovação.

Outra pesquisa significativa realizada em 2015 pela ComScore mostrou que 45% dos brasileiros empregam em média 650 horas por mês navegando nas redes sociais. Isso representa 60% a mais do que todos os outros países do mundo. Considerando apenas os dispositivos móveis, dados sobre ambiente digital coletados em 2015 pela Global Web Index, revelam que o internauta brasileiro fica online por volta de 3 horas e 40 segundos diariamente nos smartphones.

Varejistas, mãos à obra!

Pelo que podemos observar, as empresas terão que deixar de ser simples vendedores para interagir de forma online ativamente com seu público consumidor. A ordem é mostrar aos clientes que nos preocupamos com os seus desejos e necessidades e queremos construir relacionamentos de confiança e que valham a pena. Não há mais separação entre loja física e online. O consumidor está se valendo de todos os recursos de informação e ação ao mesmo tempo. É preciso atender às novas demandas do mercado.

Varejistas, mãos à obra! Marquem presença em todos os canais de venda e preparem-se para transformar a experiência do consumidor para conquistar rapidamente a audiência e seu consumo. A conectividade é o caminho para possibilitar esse movimento.

Muitas empresas que já entenderam o espírito do omnichannel estão alcançando os seus primeiros resultados, inclusive migrando o público do online para o off-line através de campanhas, eventos, divulgações e demais ações em redes sociais, aplicativos, etc. Este é o caso do Hortifruti Pomar da Vila, em São Paulo, que usa uma plataforma desenvolvida pela USINA3/ e também conta com a consultoria de marketing da agência.

O único cuidado das empresas para seguir esse caminho é estar afinado, não só na comunicação, mas em todas as áreas como sistemas de ERP e CRM, meios de pagamento, estoque, logística de entrega e a manutenção do relacionamento pós-venda. Assim, garante-se a credibilidade da empresa perante o público.

Clique aqui para conhecer a nossa plataforma de oferta e promoção e saiba como podemos ajudar o seu varejo na convergência online e offline.